sábado, 14 de novembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE E SER CIDADÃO ?




A palavra "Cidadania" tem origem etimológica no latim civitas, significando "cidade". Designa um estatuto de pertença de um indivíduo a uma comunidade politicamentearticulada e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações.

Juridicamente falando é a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

Historicamente o conceito nasceu na Grécia antiga, onde cidadania e nacionalidade identificavam laços culturais comuns a determinados indivíduos. No Império romano, a cidadania era vista como o vínculo a um Estado e a nacionalidade como a ligação a uma comunidade cultural. No pós Revolução Francesa, passou a existir uma coincidência entre o Estado e a comunidade cultural, entre cidadania e nacionalidade.

Atualmente este conceito se encontra em evolução seguindo as transformações que vão ocorrendo em nossa sociedade. Por exemplo na europa, um individuo que é cidadão alemão em muitos aspectos também é cidadão francês e espanhol entre outros.

Para o cientista social Evandro Prestes Guerreiro,cidadania é a concreta relação entre os desejos e necessidades individuais do cidadão e o acesso aos potenciais e oportunidades de consumo, tendo em vista a melhoria da condição de vida e do sentimento de pertencimento social, inserido tanto no espaço público, quanto privado do mercado.

O fato é que no Brasil o termo assumiu uma conotação muito mais financeira e de direitos, tornando-se jargão nos órgãos de defesa do consumidor e esquecendo-se dos deveres de cidadão que todos nós temos. Isso talvez explique a nossa dificuldade em cumprir pequenos rituais que ajudariam a tornar a vida melhor para todos como: não jogar lixo na rua, abusar no uso dos descartáveis e desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou fazemos a barba.

Não podemos esquecer que todos nós temos pelo menos duas cidanias. A brasileira e a do CÉU. Como cidadãos do CÉU a nossa constituíção que é a bíblia nos ensina a obedecer as autoridades e cumprim as léis. O nosso rei, o SENHOR JESUS é o nosso maior exemplo pois como cidadão da terra cupriu as leis da terra e com cidadão do CÉU  obedeceu aoDEUS SUPREMO ate a morte e morte de cruz.

Que ele tenha misericordia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário